terça-feira, 9 de dezembro de 2014

AQUELA VELHA HISTÓRIA...

Então apareceu um jovem sem problema algum de saúde aparente, entregando um pedaço de papel a todos em volta, na parte aberta do restaurante onde eu almoçava. Naquele papel dizia: "Pedir é melhor do que roubar! Com apenas 10 ou 50 centavos minha família come".
Cheguei a pegar uma caneta para escrever no verso: "Mas trabalhar é melhor ainda, principalmente para um rapaz da sua idade!"
Infelizmente ele já se aproximava novamente, então apenas lhe devolvi a mensagem.
O fato é: o que o impede de trabalhar? As drogas? A preguiça? Ou a certeza de que com esse tipo de mensagem intimidadora as pessoas simplesmente abrirão suas carreiras e lhe darão o sustento fácil?
Uma coisa é certa, além de ser perigoso abrir carteira na rua, conheço muitos pedintes que têm casa e até recebem bolsa família. Existe um caso de uma senhora que pede moedas há anos na redenção; no entanto, ela tem casa e é aposentada. Digam o que disserem, mas eu não dou esmola, principalmente pra jovens bem nutridos e sem-vergonha. Eis o motivo de nosso país ser o oposto da ordem e progresso, a própria população se deixa enganar por ter medo ou, muitas vezes, por ter falta de iniciativa e pensamento crítico. Parece que moradores de rua brotam a cada dia, e como eles "não gostam" das regras dos albergues, ficam amedrontando as pessoas e incomodando em locais públicos. Outra coisa muito errada, pois todos devemos seguir regras, todos pagamos impostos. Em geral, quando há exceção, há bagunça. O fato de não gostarmos de algo não nos permite, na maioria das vezes, que possamos escolher. Porém, para existir uma sociedade igualitária, é preciso organizar a sociedade. Admiro aqueles que, como certo rapaz que conheço, já foram moradores de rua e agora trabalham e tentam cuidar de seu sustento, como todos nós. Esse rapaz, hoje, tem dois filhos, esposa, e trabalha em um Pub muito conhecido em Porto Alegre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário