terça-feira, 6 de novembro de 2012

PESQUISA

Tive a ideia de fazer um blog após me apresentar pela primeira vez no Salão de Iniciação Científica da PUCRS. Evidentemente que todos estavam muito nervosos, inclusive nos dois primeiros minutos senti meu rosto enrubecer, minha respiração falhar e minha voz soava tremida. Após este período de ida e vinda do "inferno", foi interessante minha passagem para o estado de "super confiança". Logo consegui ser capaz de falar a respeito de minha pesquisa, que trata da Obra Avalovara do escritor Pernambucano Osman Lins, sob a perspectiva da Ecocrítica. Tive uma boa nota e o próximo passo é apresentar na minha universidade, UniRitter. Nunca pensei que este tema me traria tanto conhecimento e entendimento a respeito da natureza e seres em geral. Este estudo relaciona os seres humanos e não humanos no espaço natural, ou seja, mostrando que não há diferença ou linha que separe os humanos dos animais. De fato, os animais tem sentimentos(dor, alegria, tristeza, expectativa, carinho) e são racionais como nós, cada um de sua maneira, tem sua própria cultura que é passada a cada novo ser e suas estratégias de sobrevivência. Nesta obra, podemos identificar diversos momentos e integração entre os seres e elementos da natureza dando ideia do cosmos. Por hora, não irei me extender a este respeito, pois é uma leitura complexa e regada por simbolismos, referências aos seres Mitológicos, Cidades Européias, personagens híbridos e intertextualidades relativas a outros autores, pintores e escultores. Sim, uma verdadeira obra de arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário